domingo, 12 de setembro de 2010

Saiba como se preparar para as provas do Enem

Agora São Paulo – Dicas:

08/09/2010

Saiba como se preparar para as provas do Enem

Rejane Tamoto
do Agora

A contagem regressiva para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já começou. Os 4,6 milhões de estudantes inscritos no exame têm dois meses para se preparar para as provas, que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Segundo professores, a preparação deve começar no segundo ano do ensino médio, mas ainda dá tempo de estudar. Para se familiarizar com o exame e conseguir uma boa nota, a principal dica é fazer simulados e tentar resolver provas anteriores --tanto do Enem como de vestibulares.

Também é importante manter a rotina de aulas e estar sempre antenado com o que acontece no Brasil e no mundo por meio da leitura de livros, jornais, revistas e sites de notícias.

Com testes de raciocínio e interpretação de textos e de gráficos, o Enem se aproxima cada vez mais dos vestibulares. Com 180 questões no total --além de uma redação--, as provas têm enunciados longos, o que torna o exame bastante cansativo.

Por conta disso, o ideal é treinar para ganhar resistência física e acelerar o raciocínio e, assim, conseguir terminar o exame no tempo determinado. "Ao fazer o simulados sozinhos, o aluno não deve consultar as respostas o tempo todo, apenas no final.

Além disso, ele precisa prestar atenção ao tempo que leva para resolver as questões. Respondidas as questões, ele deve analisar seus erros e acertos", diz o diretor do Colégio Vértice, Adilson Garcia.

Tranquilidade

Os estudos devem ser conciliados com o lazer. "O estudante pode tentar encontrar um filme relacionado ao conteúdo do Enem", aconselha o professor de química do COC, Wladimir Monteiro.

A coordenadora pedagógica do Objetivo da Baixada Santista, Linita Duarte Lisboa, recomenda visitar exposições de arte. "Uma obra do [Pablo] Picasso, por exemplo, pode aparecer em questões de literatura e de história."

Além de avaliar estudantes do ensino médio, o Enem é aceito nos processos seletivos de 59 universidades federais do país. Além disso, instituições particulares podem usar a nota do Enem de forma integral ou parcial.

O Enem também é o meio de concorrer às vagas das universidades públicas que utilizam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), de tentar uma bolsas de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir do ano que vem, de se inscrever no Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

Agora São Paulo - Dicas - Saiba como se preparar para as provas do Enem - 08/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo