Blog do Valdecy Alves:
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Em 09/09/2010, quinta-feira, os professores do Município de Quixeramobim, terra de Antonio Conselheiro, que deve estar muito decepcionado com a forma que o Município trata seus mestres, fizeram um dia de paralisação de advertência. À frente do movimento o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixeramobim (SINDSEQ), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, FETAMCE e CUT/Ceará.
Parte dos professores saíram, em manifestação, pelas ruas de Quixeramobim, na frente da Secretaria de Educação do Município e na frente da Prefeitura Municipal, onde foram recebidos pela chefe de gabinete, que após telefonar para o prefeito, acertou o próximo dia 15/09/2010, para primeira rodada de negociação. Rádios locais, vários jornalistas e a TV Diário cobriram o fato histórico, que chamou a atenção de toda a população para o salário de fome e a desvalorização dos professores. A sociedade foi solidária aos educadores dos seus filhos.
Foi protocolada uma pauta com as principais pendências para serem solucionadas via negociação ou através de formas mais radicais de luta, pois a greve geral não está descartada. Eis os principais pontos das reivindicações dos professores, contidos na pauta entregue ao Município:
I- Piso de R$ 656,00 para os professores com nível médio, para jornada de 20 horas e de R$ 1.312,00, para nível médio, para jornada de 40 horas, retroativo a janeiro de 2010, como manda a Lei do Piso;
II- Prestação de contas aplicação das verbas do FUNDEB a cada dois meses;
III- Incorporar a ampliação de 100horas, para os concursados;
IV- Concurso público para que os contratados possam submeter-se e lutar para serem efetivados;
V- Fim de pagamento de benefícios previdenciários com verbas do FUNDEB e transparência do QUIPREV;
VI- Respeito à Liberdade Sindical: desconto do imposto sindical;VII- Manter negociação permanente quanto às demais pendências do PCR e direitos dos professores;
Importante destacar que Quixeramobim, segundo o Anuário do Ceará 2010/2011, página 182, está entre os 23 municípios mais ricos do Ceará e paga um dos piores pisos do Ceará e do Brasil aos seus professores. POIS HÁ PROFESSORES, COM JORNADA DE 20 HORAS, RECEBENDO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO. Fausto Nilo, o grande compositor, quixeramobinense, deverá ficar envergonhado! Praticamente não existe carreira para o magistério, não há prestação de contas do FUNDEB e quantidade de contratados é quase igual ao de concursados.(fotos: Mara Paula)
Concentração de professores para início da manifestação gloriosa em Quixeramobim
Leia a matéria com fotos na íntegra: Valdecy Alves: PELO DIREITO AO PISO E CARREIRA DIGNA - PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM PARAM POR UM DIA E MANIFESTAM-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.