segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corrupção é o crime mais combatido por PF, diz estudo

Do Portal Terra:
13 de setembro de 2010 07h07

Estudo apresentado no 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em agosto, aponta que a corrupção é o crime mais combatido pelas operações da Polícia Federal (PF). O autor da pesquisa, Rogério Arantes, professor de ciência política da USP, analisou 600 ações da PF realizadas entre 2003 e 2008. O trabalho demonstra que a corrupção pública é alvo de 22,7%. Segundo o pesquisador, boa parte dos crimes são cometidos nos "balcões de serviços", na ponta mais próxima do cidadão. "O meu estudo chama a atenção para essa corrupção mais periférica, descentralizada", afirma. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Em segundo lugar no ranking das operações da PF aparece o tráfico de drogas (15,2%) e, em terceiro, os crimes de contrabando e descaminho (9,8%). O estudo mostra que as operações da prendem principalmente funcionários públicos que atuam na ponta do sistema. Os servidores federais, como os funcionários da Receita Federal e do INSS, estavam envolvidos em 34% das operações que resultaram na prisão de agentes públicos (de um total de 238 nas quais foi possível identificar o agente preso). Depois vêm policiais civis e militares (22,3%) e, em terceiro lugar, servidores públicos estaduais (12,6%). A primeira categoria de políticos aparece em sexto lugar: prefeitos (3,8% das operações).

Da Redação Terra

Corrupção é o crime mais combatido por PF, diz estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo