sábado, 11 de setembro de 2010

Jornada de 30 horas para psicólogos: manifeste aos deputados o seu apoio

O SinPsi em campanha pela limitação da jornada semanal do psicólogo para 30 horas (sem redução de salário) como já aprovado para assistentes sociais (leia aqui), pede o manifesto eletrônico de apoio à proposta que será encaminhado aos Deputados Federais. Manifeste você também no botão ao final do texto.

SinPsi – Sindicato dos Psicólogos de São Paulo

09/09/2010

Manifesto aos Deputados Federais em apoio à jornada de 30 horas para os psicólogos

Excelentíssimo Deputado(a),
Parabenizamos essa casa pela aprovação do PL que definiu a jornada de trabalho dos Assistentes Sociais em 30 horas semanais. Tal jornada faz justiça à qualidade e ao nível de especialização de uma profissão tão importante para a qualidade de vida e o exercício da cidadania da sociedade brasileira.
Ocorre que a nossa profissão, a psicologia, luta pela aprovação de uma lei no mesmo sentido. Nossa reivindicação é idêntica. Queremos regulamentar nossa jornada em 30 horas semanais.
Tal qual os Assistentes Sociais, os psicólogos querem garantir uma jornada compatível com o nível de especialização e com o desgaste que uma jornada estendida provoca. Reduzindo as horas trabalhadas, estamos protegendo o profissional e a ele garantindo melhores condições de trabalho que, ao final, se reverte em melhor qualidade dos serviços prestados. O ganho é também da população atendida.
Com a aprovação do PL dos Assistentes Sociais e com a sanção presidencial, ficam dirimidas as dúvidas quanto à legalidade ou constitucionalidade de um PL que contemple o anseio da psicologia. É possível afirmar que há em nosso favor, assim como houve para os Assistentes Sociais, argumentos consistentes, sendo questão de bom senso aprovar as 30 horas para os psicólogos.
Hoje já somos mais de 160 mil psicólogos no Brasil e, somente no Estado de São Paulo, 70 mil cadastrados. Uma categoria com essa magnitude merecerá seu voto favorável a uma causa tão desejada e de tão grande importância para o exercício da profissão.
Encaminharemos, o SinPsi e demais entidades representativas da categoria, uma proposta de PL em breve. Esperamos contar com apoio de Vossa Excelência e com seu voto decidido em prol de nossa causa.
Atenciosamente,
Rogério Giannini
presidente

7 comentários:

  1. Gostaria de ver mais esta luta com resultado positivo, pois há muito tempo estamos com esta pauta sem solução.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de informações sobre o que está sendo feito de efetivo neste sentido. Trabalho em um CREAS, com várias assistentes sociais que já estão trabalhando 06 horas e apenas os psicólogos ainda cumprem jornada de 08 horas.

    ResponderExcluir
  3. Creio que é possível encaminhar e-mails para os conhecidos para apoiar a proposta. A campanha do SinPsi precisa de apoio de toda a categoria.

    ResponderExcluir
  4. Apoio a luta pela reduçãoda jornada de trabalhodos psicólogos. Há de se garantir melhor atendimento a todos e todas e qualidade de vida aos psicólogos.
    Elaine Maria - Assistente Social

    ResponderExcluir
  5. Que tal lutar por um reajuste salarial de 61,8% que nossos amigos do legislativo? Trabalhar 40h por semana não é problema se pagar bem.

    ResponderExcluir
  6. Vamos lutar por um piso salarial adequado! É absurdo como é desvalorizada nossa profissão, o salario que pagam é de chorar. Vamos receber de acordo com as responsabilidades que exercemos

    ResponderExcluir
  7. Embora me solidarize com a luta por melhores condições dos trabalhadores da saúde... infelizmente, a jornada de 30 horas vai MATAR a Psicologia do Trabalho. Seremos trocados por administradores... e o psicólogo que quiser trabalhar em uma empresa terá que esconder sua formação - como já acontece hoje com os assistentes sociais.
    Enfim, repito: jornada de 30 horas pode ser bom pra quem trabalha na Saúde... mas vai acabar com a área mais promissora da Psicologia, em termos de vagas e salários. Vai se consagrar a figura da Psicóloga-Espera-Marido, reforçando os piores estereótipos.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo