segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crianças de 3 anos permanecerão nos CEIs em 2011

Chegou nesta segunda, dia 30 de agosto, a orientação de SME para que os CEIs atendam preferencialmente crianças de 0 a 3 anos (nascidas desde 01/01/07) e as EMEIs devem dar preferência a crianças de 4 e 5 anos. Sendo assim, os CEIs que têm nos últimos anos, encaminhado crianças de 3 anos para EMEIs em salas com até 35 alunos devem dar continuidade ao atendimento dos pequenos. No primeiro ano da administração Serra houve a divisão no atendimento de CEI e EMEI. O maior problema sofrido pelas famílias era a quebra no atendimento de 12 horas na época para 4 horas nas EMEIs. Posteriormente, quando os CEIs já atendiam 10 horas e EMEIs 6, Kassab decidiu encaminhar crianças com 3 anos, na medida que muitas EMEIs ficavam sem demanda por encaminhar crianças de 6 anos para o Ensino Fundamental. O Ministério Público questionou a atitude da Prefeitura e exigia que as EMEIs atendessem integral (8 horas), garantindo continuidade no atendimento. Inicialmente isso aconteceu, em certa medida, no ano de 2009. Porém em 2010, o rigor sobre tal cumprimento das determinações do MP foi menor.
A SME não informou o motivo da mudança na política, mas pode ser por pressão exercida pelo Ministério Público (veja abaixo matéria do ano passado). Quem ganhou foi a criança cuja família precisava do CEI para trabalhar. Com essa medida, outra consequência é a pressão sobre o governo para o aumento de vagas. Com crianças permanecendo nos CEIs diminui vagas para os mais novos. Mandar crianças para EMEIs de 6 horas com 30 alunos ou mais por professor, era uma medida, antes de tudo, econômica.
Artigo relacionado: Clique aqui para ler sobre como o governo Kassab tem optado pela terceirização da Educação com redução de 13% das matrículas em toda a rede direta (de CEI a EJA) e ampliação da rede conveniada (77%).
do Portal Terra:

Ministério Público quer crianças de 3 anos nas creches em SP

15 de outubro de 2009
Na tentativa de reduzir o déficit de vagas em creche, que é de 84.807, a gestão de Gilberto Kassab (DEM) tem enviado, desde janeiro, alunos de 3 anos para Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil). No entanto, o Ministério Público entrou com ação na qual pede a matrícula de alunos desta faixa etária em creches paulistanas a partir do ano que vem. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.a ação diz que, por maior que seja a demanda nas creches, isso "não autoriza o sucateamento de serviço de educação infantil" da rede A ação levou em conta um parecer de professores da Faculdade de Educação da USP que aponta falta de infraestrutura nas Emeis para atender crianças de até 3 anos . As Emeis reúnem um número excessivo de alunos em sala e não possuem espaço adequado. Segundo os promotores, em torno de 48 mil alunos na faixa etária de 3 anos foram postos, de forma "ilegal", direto em Emeis.
A administração municipal estará sujeita a pagar multa diária de R$ 1.000 para cada sala de aula de Emei que estiver com crianças com idade inferior a 4 anos, caso a Justiça atenda à ação dos promotores. A Secretaria Municipal da Educação informou que não comentaria a ação movida pelo Ministério Público por não ter sido notificada ainda.

16 comentários:

  1. tenho uma duvida e criança que esta saindo do cei este ano vai continuar na creche ou essa lei valera somente em 2011

    ResponderExcluir
  2. Veja em:
    http://sindsepforte.blogspot.com/2010/10/kassab-acomoda-demanda-com-superlotacao.html

    As crianças nascidas desde 01/01/07 permanecerão nos CEIs enquanto as nascidas antes devem ser matriculadas em EMEIs. Acredito que será daqui para frente.

    ResponderExcluir
  3. Os CEIs se tornarão "depósitos de crianças", pois também não tem estrutura para atender 25 crianças de 3 a 4 anos, por 10 horas diárias por sala. Vale salientar que os espaços físicos também não são adequados, não comportarão todos os colchonetes para a hora do sono, não há espaço nos refeitórios, enfim, o atendimento será de péssima qualidade. E as crianças de 0 a 2 anos, ficarão sem escola? Isso é exclusão e falta de respeito às famílias e principalmente às crianças! Digo com propriedade, pois trabalho em Educação Infantil.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como ficará o atendimento as crianças,visto que,pra cada sala a duas educadoras, uma entra as 7:00hs e sai as 16:00hs e a outra entra as 8:00hrs e sai as 17 horas,ou seja se houver demissão no quadro de funcionários das creches será possível um atendimento de qualidade as todas as crianças?.
    Essa questão é a que mais me preocupo pois trabalho em uma creche sou pedagoga e exerço a função de auxiliar da coordenação e gostaria de ter ma resposta dessa questão.
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  5. FICO PREOCUPADO COM ESSA NOVA PORTARIA VISTO QUE, JÁ ESTÃO OCORRENDO TANTOS MAUS TRATOS COM CRIANÇAS AINDA MAIS AGORA...
    UM PROFESSOR SÓ PARA ATENDER 25 OU MAIS CRIANÇAS EM SALA!
    PODERIA ENTÃO SER REDUZIDO O TEMPO DE JORNADA DE TRABALHO DOS EDUCADORES PASSAR A SER SEIS HORAS AO CONTRARIO DE DEZ HORAS.POIS SE CONTINUAR SENDO O MESMO HORÁRIO PENSA!...O HOSPITAL DE PROFESSORES NÃO TERÁ ESPAÇO RSRSRSRS.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, eu não sei o que acontecerá nas conveniadas. Nos CEIs diretors haverá professor excedente. Imagino que o mesmo se dará em creches conveniadas.

    leia mais em:
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/professores-excedentes-em-ceis-e-emeis.html

    no Portal Politikei:
    http://politikei.blogspot.com

    Notícias de creches conveniadas:
    http://politikei.blogspot.com/search/label/creches%20conveniadas

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber sobre este boato que está rolando por ai de que professores de Cei conveniada terão que fazer uma prova para poder continuar no cargo, isto é verdade? e também sobre nossa carga horaria que é um exagero.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Não sei se é boato, mas a PMSP só exige prova para concursos públicos. Quanto à jornada, como já publiquei em
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html
    O acordo 2010-2012 do sindicato da categoria com o sindicato das entidades não prevê redução da jornada, somente jornada de 40 horas. Parece que é só outro boato na rede.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se os CEIs conveniadas com a prefeitura recebem verbas para materiais pedagógicos. Pois ouvi um bosto que irão descontar 30,00 reais do salário dos professores a partir do aumento. è verdade

    ResponderExcluir
  10. Desconheço. Mas não pode haver desconto para este tipo de coisa. E até onde sei, os responsáveis pelos materiais (não tenho certeza) são as próprias entidades.

    ResponderExcluir
  11. ALGUEM SABE ME DIZER SE AS CONVENIADAS VÃO TRABALHAR 30 HORAS SEMANAL, JA SE SABE QUAL FOI O AUMENTO QUE AS PDI TIVERAM EM 2011 ALGUEM PODE ME RESPONDER. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se minha filha que nasceu em 08/02/2008, vai permanecer na creche no ano de 2012, pois completa 4 anos ou vai para a Emei?

    ResponderExcluir
  13. Até meados de outubro deve sair portaria definindo como serão as matrículas para 2012.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se serão convocados , todos os concursados de creche onde o concurso foi em 2010? Alguem tem uma resposta?

    ResponderExcluir
  15. na verdade a minha preocupação,é com as crianças, sou pedagoga e sou mãe tambem,crianças nascidas no final de 2008 irão sair este ano,mais acredito que ainda não estão preparadas para iniciar-se no Emei,qostaria da sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe preparação de crianças para frequentarem as EMEIs. A maior prova é que muitas crianças iniciam seu ingresso diretamente em EMEIs sem nunca ter frequentado creches, CEIs ou outras unidades. A fragmentação entre CEIs e EMEIs ou entre creches e pré-escolas é uma interpretação equivocada da educação infantil que deveria ser contínua e não dividida em fases. Tal fragmentação necessita ser superada com a integração das unidades e da política para a educação infantil, compromisso assumido por Fernando Haddad. O(a)professor(a) e as unidades devem estar preparados para atender as diversas realidades e necessidade que acompanham o desenvolvimento da criança desde que nasce até os cinco anos de idade.

      Excluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo