quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Creches conveniadas: professoras tem piso de 1200, mas outros profissionais aguardam dissídio

A Portaria 4338 de SME, garantiu piso de R$ 1.200,00 a professoras de creches e CEIs conveniados. Os percapitas pagos pela Prefeitura por criança atendida pelas entidades também sofreu reajuste. Porém, os demais trabalhadores ainda reclamam não estar entre os beneficiados pela negociação ocorrida em agosto. Segundo o sindicato da categoria, SITRAEMFA, os outros trabalhadores da categoria aguardam reunião do patronal para avaliar a reivindicação de 10% de reajuste.

PORTARIA Nº 4.338, DE 16 DE AGOSTO DE 2010
Altera  a  Portaria  SME  3969,  de  18/08/2009,  republicada  no  DOC  de  10/09/2009,  com alterações  posteriores  O  SECRETÁRIO  MUNICIPAL  DE  EDUCAÇÃO  no  uso  de  suas
Atribuições legais e CONSIDERANDO:
- a necessidade de assegurar melhores condições de funcionamento da rede conveniada de Creches  e  Centros  de  Educação  Infantil;  -  a  política  de  valorização  dos  profissionais docentes, habilitados na forma da lei em exercício nas instituições conveniadas, RESOLVE:
Art. 1º - O item 3 do Anexo I da Portaria SME 3969, de 18/08/2009, republicada no DOC de 10/09/2009 e alterações Subseqüentes, fica acrescido do seguinte subitem:
“3.7 – DA REMUNERAÇÃO MÍNIMA
A  remuneração  dos  profissionais  docentes,  habilitados  na  forma  da  lei  em  exercício  nas instituições  conveniadas  não  poderá  ser  Inferior  “ao  estabelecido  em  Portaria  da  SME, conforme mencionado no item 2.1.2 do Anexo II.”
art. 2º - O item 2.1.2 do Anexo II da Portaria SME 3969, de 18/08/2009, republicada no DOC de 10/09/2009 passa a ter a Seguinte redação:
“2.1.2  – Os  valores  do  “per  capita”  e  da  remuneração mínima  dos  profissionais  docentes mencionada  no  item  3.7  do  Anexo  I  serão  definidos  em  Portarias  da  SME,  publicadas  no DOC.”
Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PORTARIA Nº 4.339, DE 16 DE AGOSTO DE 2010
Atualiza o valor do “per capita” e adicional berçário para as Creches e Centros de Educação Infantil – CEIs da Rede Conveniada Da Cidade de São Paulo O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO no uso de suas atribuições legais e CONSIDERANDO:
- a necessidade de assegurar melhores condições de funcionamento da rede conveniada de Creches e Centros de Educação  Infantil;  - a negociação coletiva anual para  funcionários de instituições de educação infantil para o ano de 2010;
- a política de valorização dos profissionais docentes, habilitados na forma da lei em exercício nas instituições conveniadas,
RESOLVE:
Art.  1º  - O  valor  “per  capita”  e  adicional  berçário  para  as Creches  e Centros  de Educação Infantil da Rede  Indireta e Conveniada da Cidade de São Paulo  ficam  reajustados em 20% (vinte por cento), a partir de 01/08/2010, na seguinte conformidade:
Faixa de atendimento Valor per capita Valor adicional berçário 
Da 1ª a 60ª criança Da 61ª a 90ª criança Da 91ª a 120ª criança A partir da 121ª criança
Até 60 crianças R$ 339,00 R$ 109,00
De 61 a 90 crianças R$ 339,00 R$ 271,00 R$ 109,00
De 91 a 120 crianças R$ 339,00 R$ 271,00 R$ 251,00 R$ 109,00
Acima de 120 crianças R$ 339,00 R$ 271,00 R$ 251,00 R$237,00 R$ 109,00
Art. 2º - A alteração referida no artigo anterior destinar-se-á, Prioritariamente, ao reajuste dos salários dos profissionais de Educação infantil da rede  indireta e conveniada, habilitados na Forma da lei.
Art. 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria SME nº 664, de 20/01/10.
PORTARIA Nº 4.340, DE 16 DE AGOSTO DE 2010
Fixa o valor mínimo da remuneração dos profissionais docentes, Habilitados na forma da lei, em  exercício  nas  instituições  conveniadas,  Conforme  disposto  nos  itens  3.7  do  Anexo  I  e 2.1.2 do Anexo II, ambos da Portaria SME nº 3.969 de 18/08/2009, Republicada no DOC de 10/09/2009
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO no uso de suas Atribuições legais RESOLVE:
Art. 1º - A remuneração dos profissionais docentes, habilitados na forma da lei e em exercício nas  instituições conveniadas, Conforme disposto no  item 3.7 do Anexo  I e no  item 2.1.2 do Anexo  II,  ambos  da  Portaria  SME  3969,  de  18/08/2009  deverá  ser  de,  no  mínimo,  R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) a partir de 01/08/2010.
Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

94 comentários:

  1. ACHO TRISTE UM PROFESSOR GANHAR MAIS DO QUE UM COORDENADOR E UM DIRETOR . ACREDITO QUE UMA ESCOLA NECESSITA DE ALGUEM PARA DIRIGI-LA. O SH PRECISA DE ALGUEM PARA CONDUZI-LO. HÁ UM DESRESPEITO MUITO GRANDE. NÃO QUE ESSA CATEGORIA NÃO MEREÇA , MAS E AS OUTRAS. ESTAMOS NOS SENTINDO DESVALORIZADAS. ACHO QUE ANRES DE SE TOMAR UMA DECISÃO DEVEM PENSAR QUE A ESCOLA É UM TODO E QUE DECISÕES IGUAIS A ESSA DEVEM SER PENSADAS ANTES DE SEREM EXECUTADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRISTE É NÉ,PORÉM QUEM RALA MESMO SAO OS PROFESSORES E AUXILIARES QUE ESTÃO EM SALA DE AULA ,COM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE,POIS EDUCAR NAO É TAREFA FACIL,EU ACHO JUSTÍSSIMO E DEVERIAM GANHAR MUITO MAIS POIS É GRAÇAS A ESSES PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM POR QUE AMAM EU AGRADEÇO AOS PROFESSORES QUE EDUCARAM E CUIDARAM DE MEUS FILHOS QUANDO EU ESTAVA TRABALHANDO E SE PUDESSE DARIA MUITO MAIS A ELES POREM NAO POSSO,MAS APOIO TODOS OS SEUS MOVIMENTOS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHO

      Excluir
  2. INFELISMENTE TENHO QUE CONCORDAR COM O(A) COLEGA ACIMA, SE ESTA PREVISTO UM AUMENTO CONSIDERAVEL AS PROFEESORAS (POR MÉRITO), DEVERIAM TAMBÉM TER REPASSADO ESTE AUMENTO AS COORDENADORAS E DIRETORAS, POIS NA ATUAL CONJUNTURA É MUITO MAIS VIÁVEL FICAR COMO PROFESSORA TENDO COMO RESPONSABILIDADE APENAS A SUA SALA, DO QUE SER COORDENADORA OU DIRETORA E TER QUE CARREGAR A ESCOLA PRATICAMENTE NAS COSTAS, PORQUE É ISSO QUE A DIRETORIA DE ENSINO DEIXA BEM CLARO "A RESPONSÁBILIDADE DE TUDO QUE ACONTECE NA ESCOLA É DA DIREÇÃO".
    ENTÃO JÁ QUE CARREGAMOS TANTA RESPONSABILIDADE NÃO DEVERIAMOS TAMBÉM TER UMA BONIFICAÇÃO? JÁ QUE, O QUE AS PROFESSORAS RECEBERAM FOI UMA BONIFICAÇÃO E LOGO MAIS RECEBERÃO TAMBÉM O AUMENTO DO DISSÍDIO, É VERGONHOSO PRA NÃO DIZER RIDICULO.

    ResponderExcluir
  3. qUERIDAS AS CEIS SÓ FUNCIONAM MEDIANTE PROFESSORES ENGAJADOS PARA ISSO. COORDENADORES E DIRETORES, SOMENTE SERVEM PARA IR À COORDENAÇÃO E DIRETORIA DE ENSINO, OU SEJA CABELEIREIROS, MANICURES E ATÉ UM HAPPY H. DURANTE A SEMANA!!! RELAXA...ESTÃO GANHANDO BEM DEMAIS PARA SEREM DESOCUPADAS!!!!!KKKKK

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR COM OS COLEGAS, É VERGONHOSA ESSA ATITUDE DO NOSSO SECRETÁRIO, POIS DESVALORIZA A COORDENADORA E A DIRETORA, QUE SEMPRE ESTÃO Á FRENTE DE TUDO E QUE DÃO A PALAVRA FINAL, PARA MELHOR ANDAMENTO DO CEI.

    ResponderExcluir
  5. E o Minimo de uma aposentadoria de um professor ninguem se preocupa?A aposentadoria de um professor é uma vergonha!Eu sinto vergonha da Lei aprovada Pelo nosso querido Fernando Henrique.....Sinto nojooooo

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE NINGUÉM PERCEBEU QUE ESSE AUMENTO FOI UMA JOGADA POLÍTICA,FICO TRISTE QUE AINDA EXISTEM PROFESSORAS QUE COMO A COLEGA QUE DIZ QUE DIRETOR E COORDENADOR SÓ SERVE PARA IR A COORDENAÇÃO POIS ELA ESTA MUITO MAL INFORMADA HOJE CHAMADA DIRETORIA DE ENSINO, POR ISSO SEMPRE BATO NA MESMA TECLA PROFESSOR TEM QUE ESTAR SEMPRE ATUALIZADO, SOU DIRETORA DA REDE CONVENIADA HÁ 6 ANOS E SEMPRE CORRI ATRÁS DE ESTAR COM A PRESTAÇÃO EM DIA E PREOCUPADA COM O ANDAMENTO DO CEI,ALIAS E COM ESSA PRESTAÇÃO DE CONTAS QUE AS PROFESSORAS E A EQUIPE DE APOIO SEMPRE RECEBEM EM DIA, POR OUTRO LADO TENHO O SABADO QUANDO NÃO SOU CONVOCADA A TRABALHAR NOS FINS DE SEMANA PARA IR AO CABELEIREIRO PORQUE UMA LINDA MULHER NÃO PRECISA SER DIRETORA MUITO MENOS COORDENADORA PARA FICAR LINDA E BELA, ESTOU INDIGNADA POIS TEMOS SIM TODA RESPONSABILIDADE PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO TEMOS PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO, O AUMENTO NÃO FOI OFENSIVO POIS PROFESSORAS REALMENTE COMPROMETIDAS MERECEM MUITO MAIS , COMO TAMBÉM NÃO PODEMOS ESQUECER DA COZINHEIRA E AUXILIARES QUE RECEBEM UM SALÁRIO HORRENDO A CLASSE EM GERAL DEVE SER BEM REMUNERADA, MINHA COORDENADORA ESTA DESMOTIVADA POR ESSA FALTA DE RESPEITO. FICA AQUI MINHA I INDIGNAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, ACIMA SR DIRETORA, MUITO BEM COLOCADO, JÁ FUI PROFESSORA E TAMBÉM COORDENADORA CONCORDO QUE A DESMOTIVAÇÃO É GRANDE, POIS É MUITA RESPONSABILIDADE UMA VEZ QUE QUEM RESPONDE PELOS ATOS DOS PROFESSORES SÃO O CORPO DE DIREÇÃO LOGO RESPONSABILIDADE EM DOBRO. CONCORDO QUE O SALÁRIO DOS GESTORES ESTÁ DEFASADO...

      Excluir
  7. Boa Noite!
    Sou professora de uma CEI conveniada e gostaria de saber se a verba com o reajuste já foi repassada para todas as ONGS. Pois hoje tive um curso com mais de 50 professoras de diferentes CEIS (conveniadas)e todas já receberam este aumento, hoje recebi meu pagamento e não houve nenhuma diferença no salário. Se puderem me ajudar ficarei grata pois estou indignada com esta situação, como umas recebem e outras não???

    ResponderExcluir
  8. Olá, respondendo a colega acima o aumento foi repassado sim para as ONGS que por sua vez teriam a obrigação de repassar as professoras. Não sei se posso lhe ajudar com essa informação mas acredito que você possa buscar amparo no sindicato da categoria. E quanto ao restante dos comentários temos que nos manifestar sempre com atitudes que desmotivam, constrangem e diminuem qualquer que seja o profissional não importando a sua função, todos temos que ser valorizados e reconhecidos por nosso trabalho e por mérito, desde a auxiliar de limpeza a direção, pois trabalhamos no mesmo ambiente e merecemos respeito, principalmente respeito de pessoas como este cidadão ou cidadã, que diz que: "- COORDENADORES E DIRETORES, SOMENTE SERVEM PARA IR À COORDENAÇÃO E DIRETORIA DE ENSINO, OU SEJA CABELEIREIROS, MANICURES E ATÉ UM HAPPY H. DURANTE A SEMANA!!! RELAXA...ESTÃO GANHANDO BEM DEMAIS PARA SEREM DESOCUPADAS", infelizmente temos que conviver com esses tipos de pessoas, mesquinhas e tacanhas e que por infortúnio recebem o titulo de "PROFESSOR (a)" e ainda se acham no direito de serem respeitados (as) como tal!!!!!.

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE!SOU PROFESSORA DO CEI E ESTOU CURSANDO A FACULDADE DE PEDAGOGIA NO SEGUNDO SEMESTRE,GOSTARIA DE SABER SE TENHO O DIREITO DE RECEBER ESSE AUMENTO, POIS FUI ENFORMADA QUE NÃO TENHO DIREITO SE ALGUÉM ENFORMAR EU AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  10. Olá ! estou com a mesma dúvida da colega acima, sou formada em Letras, sou registrada como Professora de Educação Infantil e curso complementação pedagógica que termino este ano agora em dezembro, porém estão dizendo que não tenho direito ao aumento, como fica isso? Na sala de aula sou pedagoga, mas pela lei não ????? Apesar de ser registrada como tal ???
    Poxa! As diretoras e coordenadoras não tiveram aumento?? Mas Por que será ??? Fazem as unhas na própria Cei e querem aumento pra que ? Pra sobrar mais tempo ainda... ???
    Dentro das Ceis não somos respeitadas como professoras, não nos pedem licença para invandir nossas salas, diferente de qualquer outra instituição onde a própria direção chega na porta da sala de aula e educamente pede licença para entrar. Elas querem mais o que para não fazer nada????

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,
    Eu acredito que bons e maus profissionais temos em todas as categorias. Sou Diretor de CEI e veja muitas professoras de outros lugares reclamando de colegas, da mesma forma que eu tenho minhas críticas à postura de algumas professoras. Não faz sentido dizer que creches ou escolas podem funcionar bom sem diretores, coordenadores e professores comprometidos com uma missão e um projeto político pedagógico construído coletivamente. Se isso não acontece as crianças pagam o preço. Leiam: "Estudo mostra que só 1% das creches são boas" em http://sindsepforte.blogspot.com/2010/06/estudo-mostra-que-so-1-das-creches-sao.html
    Outras coisas que não acontecem sem unidade são as vitórias. O governo Kassab é especialista em trabalhar com a divisão dos trabalhadores. Se vocês querem avançar devem lutar pela unidade contra os patrões que não são os diretores ou qualquer funcionário dentro da creche ou CEI. Insisto que devem procurar o sindicato e cobrar espaço para debate e discussão sobre a luta de vocês. Patrão nenhum dá alguma coisa porque é bonzinho. O sindicato de vocês é o SITRAEMFA. Deixei os dados de contato no artigo que publiquei: http://sindsepforte.blogspot.com/2010/09/piso-de-1200-para-professoras-das.html

    ResponderExcluir
  12. SÉRGIO, POR FAVOR QDO É QUE O NOSSO SINDICATO IRÁ SE PRONUNCIAR SOBRE O DISSÍDIO, NÃO TEMOS NENHUMA NOTÍCIA A RESPEITO.

    ResponderExcluir
  13. trabalho 9 horas por dia numa creche conveniada, o certo não seria 8 horas?? o que não consigo entender é que toda semana tem supervisão da prefeitura, será que eles não veem isso? , ou a instituição camufla o horario de funcionamento. Peço Sergio que reforce a fiscalização quanto o horário de funcionamento dos CEIS

    ResponderExcluir
  14. O dissídio que trata este artigo é o dos trabalhadores de creches conveniadas com a Prefeitura de São Paulo. O SINDSEP não representa essa categoria. Quem o faz é o SITRAEMFA - veja que publiquei a informação e o contato desse sindicato:
    http://sindsepforte.blogspot.com/2010/09/piso-de-1200-para-professoras-das.html

    ResponderExcluir
  15. Quanto à questão da jornada, a lei brasileira prevê 44 horas semanais. Quem trabalha nove horas no dia, deve ter uma hora de almoço garantida por lei. Há uma campanha na CUT para aprovar a lei da redução de jornada para 40 semanais. Veja em:
    http://sindsepforte.blogspot.com/2010/09/cut-campanha-pelas-40-horas-semanais-ja.html
    Sou da rede direta e também não estou na diretoria do SINDSEP. Como já disse quem deve fiscalizar se os direitos trabalhistas estão sendo cumpridos nos CEIs conveniados é o Sitraemfa.
    informações e o contato desse sindicato:
    http://sindsepforte.blogspot.com/2010/09/piso-de-1200-para-professoras-das.html
    abraços

    ResponderExcluir
  16. A nossa indiganação é grande em relação ao aumento de mais de 40% para a categoria, sendo que diretor, coordenador e auxiliares não receberam de forma justa e igual, tenho professoras na minha creche que não tem faculdade de pedagogia, somente o magistério que também é válido, a pergunta é como pode, fizemos a faculdade pra que? pra sofrer injustiças?pra ter somente titulo?

    ResponderExcluir
  17. se eu fosse voces teriam vergonha de demorar tanto tempo para dar um dissidio de 10% para a categoria de coordenador e diretor. é tão pouco que não dá para nada. o mais triste ainda é as entidades conveniadas esperar pela prefeitura para dar o aumento das outras categorias e vice versa. os dois se ausentam da responsabilidade de aumentar o coordenador e diretor. caro colegas vamos usar o bom senso e tomar uma decisão viavél para todos. aguardo postagem.

    ResponderExcluir
  18. CARO SÉRGIO, ESSE SINDICATO NÃO ESTÁ COM NADA, É FRAQUIIINHO, ACHO QUE TEREMOS MESMO É QUE ENTRAR EM GREVE SÓ PRA VER SE ELE SE PRONUNCIA

    ResponderExcluir
  19. sergio antiqueira, o gato comeu sua lingua.Ou concorda em genero , numero e grau.pois estamos com a razao.

    ResponderExcluir
  20. precisamos de que some na nossa situação e não que subtrai. se vc, sergio nunca sabe responder nada , saia e coloque alguem que consiga sanar nossas duvida. aumento das demais categorias. e não adianta falar entra em contato com o sindicato , que esse também é uma robada. tem alguem que pode ajudar de verdade.Ou temos que partir para o ministerio da educação e contar o que esta acontecendo .

    ResponderExcluir
  21. Primeiro não foi uma pergunta, foi só uma opinião ou uma retórica. Depois, você não diz se fala do SITRAEMFA que é o sindicato de vocês e eu não conheço, ou se é o SINDSEP que só é fraco porque a direção majoritária o deixou assim. Minha luta é no sentido de com os filiados tornar o SINDSEP FORTE. Por fim. eu nunca vi ninguém fazer greve por conta própria, sem um sindicato, ou no mínimo, uma liderança.

    ResponderExcluir
  22. AH, esqueci... Eu não escrevo com a língua, rsrsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  23. Respondido o penúltimo comentário anônimo, respondo o último. Não sei se você percebeu, mas se não percebeu, eu explico. Isso aqui é um blog pessoal meu, não é um site de nenhum sindicato. Sem mim, não existe esse blog. O blog chama SINDSEP FORTE porque sou filiado a esse sindicato dos servidores municipais de São Paulo e quero que ele seja forte já que me representa. PAra fortalecer os trabalhadores do serviço público, percebi que a informação e o debate tendo a internet como ferramenta é uma boa estratégia. Porém, essa matéria, assim como outras tem chamado a atenção e interesse de profissionais das creches e CEIs conveniados, disposição que eu gostaria que tivessem os servidores. O que eu respondo ou informo aqui, o faço de boa vontade e iniciativa pessoal, não por obrigação. Não tenho nenhuma. Posso encerrar essa atividade a qualquer momento. Não recebo para isso e não sou diretor de nenhum sindicato. E se o fosse como já fui, poderia ter meu blog que ainda seria pessoal. O que eu souber sobre a questão de vocês vou continuar informando. Os recursos para buscar informação que tenho usado, todos os leitores aqui têm, a internet. O sindicato que indico é o único que representa vocês legalmente. Se você tem queixas de seu sindicato, faça como eu participe de suas reuniões, bote a boca no mundo, debata com seus colegas, abra um blog de discussão, e se for preciso dispute a eleição para dar outra direção para o sindicato. A internet é uma ferramenta, que auxilia muito na informação, divulgação, mobilização e organização dos trabalhadores. Mas não substitui atos, reuniões e assembleias. Entendeu agora?

    ResponderExcluir
  24. acho que ficou bravo, e o nome de seu blog é sindsep fraco. pois não aceita críticas. beijos. rsrsrsrs..............rs!

    ResponderExcluir
  25. ah! e o seu nome é sergio antiquadro , ja deve ter mil anos de cargo de diretor. rsrsrsrsrsrsbj!

    ResponderExcluir
  26. Você está vendo os dois comentários publicados acima? Estão aí porque eu quis. Eu posso continuar publicando esse tipo de comentário.
    Ou não.
    Dica para realizar comentários críticos com qualidade:
    1- evite generalizações contra grupos, classes, categorias - costumam ser preconceituosas, pois tomam todos pelo exemplo de um;
    2- identifique quem está sendo criticado, uma determinada pessoa, um sindicato, cite o nome;
    3- diga que conduta está sendo criticada, o que não está sendo feito e como deveria ser feito;
    4- se não tiver certeza das afirmações que faz, pesquise, ou deixe dúvidas;
    5- ofensas querendo atingir a imagem das pessoas não são críticas, são somente ofensas e não serão publicadas;
    6- Identifique-se, mesmo que utilizando um nome fictício, pois permite o diálogo entre os comentaristas.

    ResponderExcluir
  27. Comentários ofensivos não serão publicados!
    contatos via e-mail: srantiqueira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. GENTE ESSE SALARIO PARA PROFESSOR AINDA É POUCO POIS TODOS SÃO QUALIFICADOS, PAGARAM CARO POR UMA FACULDADE, E ISSO E PISO PARA CARGA HORARIA DE SEIS HORAS NÃO DE OITO COMO AS POBRES TRABALHAM, E AFINAL DE CONTAS O SOL É PARA TODOS E QUANDO VEMOS COLEGAS DE UMA MESMA CATEGORIA BRIGANDO PORQUE UM RECEBEU AUMENTO E OUTO NÃO, É VERGONHOSO.

    ResponderExcluir
  29. oi sou professora de uma cei ,eu queria saber se é verdade que foi aprovada a lei que as professoras de cei convenida só vão trabalhar 6 horas ,também gostaria qual portaria

    ResponderExcluir
  30. Até onde sei, a redução de jornada parece especulação. Se alguém tiver outra informação, comente.

    ResponderExcluir
  31. boa noite Sergio, gostaria de saber se há alguma lei em debate para a redução da carga horaria nas creches conveniadas, pois trabalho em uma comunidade e a jornada de trabalho é de 9 horas ,sem contar o horario de almoço, gostaria de saber se há possibilidade de ser aprovada uma lei que nos beneficie.

    ResponderExcluir
  32. Não conheço nenhuma lei em discussão a respeito. Creio que o assunto corre por estar na pauta de reividicações de vocês. Nâo sei se é o governo quem trataria disso, pois creio que seria uma negociação entre sindicato e as entidades que contratam o pessoal das conveniadas.

    ResponderExcluir
  33. Informações sobre pisos, salários, cargos e jornadas das creches/ceis conveniados, veja em:
    http://sindsepforte.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html

    ResponderExcluir
  34. sou do interior de sp e trabalho em uma creche municipal como monitor de recreaçao mas isso e so no papel pq fico o tempo todo auxiliando a professora na sala de aula,quando prestei o concurso pediram o diploma de magisterio e agora fizeram uma restruturaçao e colocaram nos monitoras com o ensino medio apenas,isso e fim da nossa carreira no magiterio....se essa moda pega.....

    ResponderExcluir
  35. Convido a todos os visitantes para conhecerem o novo blog: Portal Politikei

    http://politikei.blogspot.com/

    As postagens daqui foram todas migradas para lá.

    As novas só poderão ser acessadas no novo Portal

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente trabalho numa creche que tem uma visão arcaíca eles pagam o piso de 1200,00 para todas as AdIs pra quem tem e para quem não tem formação completa, porém não somos respeitadas, o conhecimento na minha opinião serve para te agregar valores, porém nessa entidade o educador é tratado como Aux. de serviços Gerais, se você vai ao parque com a criança e suja a sala com grama que acaba vindo dos pés do educando tem que pegar uma vassoura e varrer, os copos que as crianças tomam água nos temos que lava-los, colocar colchões e tirá-los depois da hora do sono das crianças, porque as profissionais da limpeza só limpam as salas uma unica vez e não podem nos auxiliar pois se trata de desvio de função, daí eu me pergunto pra que serve tanto esforço dormir apenas 5 horas por dia, para tentar conciliar trabalho e faculdade, se o respeito pela nossa categoria não existe?, te escrevir para saber se há um meio de denunciar ou revindicar os nossos direitos, pois eu quero crer que a minha obrigação seja com a criança e não com o espaço fisíco.

    ResponderExcluir
  37. Esta corredo um boato que no ano de 2011 as creches conveniadas reduziram a carga horaria das professoras para 6h. Gostaria de saber até onde isso e verdade.

    ResponderExcluir
  38. Aconselho ler a matéria:
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html

    No Portal Politikei:
    http://politikei.blogspot.com

    Todas sobre creches conveniadas:
    http://politikei.blogspot.com/search/label/creches%20conveniadas

    ResponderExcluir
  39. sérgio, no mês de setembro pedi uma informação ao seu sindicato referente a jornada de trabalho dos professores das ceis conveniadas de sp, pois ouvi dizer que a carga horária de trabalho dos profesores iria ser reduzida para 6 horas diarias (30 horas semanais), deixei meu telefone para a parte juridica de seu sindicato, sabe quando recebi a resposta? NUNCA, será que você pode me responder a esta pergunta por favor, pois não sei se é boato ou verdade! o meu nome é CRISTINA (SP)

    ResponderExcluir
  40. Cristina,
    Meu sindicato é o SINDSEP que não pode filiar trabalhadores dos CEIs conveniados, só dos diretos. O Sindicato que atende vocês é o Sitraemfa. Eu já publiquei o acordo coletivo deste sindicato, no qual consta que a jornada permanece 40 horas. Aconselho ler a matéria:
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html

    Temos estas e outras matérias no Portal Politikei:
    http://politikei.blogspot.com

    Todas sobre creches conveniadas:
    http://politikei.blogspot.com/search/label/creches%20conveniadas

    ResponderExcluir
  41. trabalho em creche conveniada e fiquei sabendo que a carga horaria será de 3 horas gostaria de saber se é verdade?

    ResponderExcluir
  42. Creio que você quis dizer 30 horas. De tudo o que eu pesquisei, pouca coisa encontrei sobre o assunto. Creio que seja uma tarefa do sindicato da categoria debater sobre o assunto. Eu não imagino nenhum motivo para o governo tomar qualquer iniciativa de reduzir a jornada nas conveniadas. Foi um parto para eles cumprirem a lei federal de redução para 30 horas das assistentes sociais. Também não creio que as entidades tenham qualquer interesse, muito pelo contrário, pois representaria maiores custos. Resta o desejo e interesse dos trabalhadores. Esses precisam estar organizados. Não conheço outro instrumento que não o sindicato. Não sei como é a relação dos sindicato de vocês com a base. Mas não adianta reclamar. Tem que participar das reuniões, cobrar e até disputar as eleições. É assim que as coisas andam. Os sindicatos são patrimônios nosso, conquista da luta pela democracia representada no direito constitucional desde 1988. Ninguém deixa seu patrimônio solto. Se alguém deixa um carro aberto com a chave no contato, não adianta reclamar que alguém passou e levou. Assim são os sindicatos, os conselhos de escola, os conselhos da unidade de saúde e até o condomínio do prédio. Quem deixa os bancos livres não pode reclamar. Isso só interessa a oportunistas e aos nossos patrões que não precisam pagar muito pelo tanto que fazemos. Vamos à luta!
    Sobre a questão das jornadas, aconselho ler a matéria:
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html

    Mais matérias no Portal Politikei:
    http://politikei.blogspot.com

    Todas sobre creches conveniadas aqui:
    http://politikei.blogspot.com/search/label/creches%20conveniadas

    ResponderExcluir
  43. Vale transporte...
    Gostaria de saber se está disponível o vale transporte para todos os funcionários de cheches conveniadas? Pois todos os funcionários de onde eu trabalho não recebem o vale transporte? Isso é o nosso direito? Gostaria de saber se for direito meu, como faço para adquiri-lo. Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Eu não conheço as creches conveniadas, mas busco oferecer as informações que disponho na medida do possível. Pelo que sei, os funcionários são CLT. Pelo que sei também, o funcionário tem direito a vale transporte, se necessitar e é descontado, se não me engano, em 6% do salário. Acho que vocês devem acionar o sindicato.
    Aconselho ler a matéria:
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html

    No Portal Politikei:
    http://politikei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. E ai quandos erá decidido o turno de 6horas para as creches indiretas? eo piso qto será?

    ResponderExcluir
  46. gente que vergonha as creches de guaiaanzes? gente nãoa pga transporte,paga o salário antigo,so se come salsicha e ovo,acreditam?

    ResponderExcluir
  47. A prefeitura de São Paulo precisa ficar atenta a diversas creches em Guaianazes,pq é uma vergonha dar fonte de proteina a crianças os ovo e salsicha,isso é uma absurdo!Bebes gente!Acorda DRE guaianazes.vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  48. Como já publiquei em
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html
    O acordo 2010-2012 do sindicato da categoria com o sindicato das entidades não prevê redução da jornada, somente jornada de 40 horas. Parece que é só um boato na rede.

    ResponderExcluir
  49. BOA NOITE, SOU PROFESSORA DE UM CEI CONVENIADA,GOSTARIA DE SABER PORQUE NOSSO SINDICATO NÃO É O MESMO DA DIRETA .

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  50. Professora,
    Os sindicatos são organizados a partir de vários elementos que definem a categoria representada, setor público ou privado, vínculo empregatício, profissionais envolvidos, demandas, entre outras coisas. Apesar de professoras de creche direta ou conveniada terem as mesmas atribuições, funções e formação, o que os diferem é o vínculo. A rede direta é concursada e a conveniada é celetista. Isso ainda não seria problema para serem representadas pelo mesmo sindicato se as professoras das conveniadas fossem contratadas pela Prefeitura. Os patrões na conveniadas são as entidades, enquanto na rede direta é o governo. Mas o conflito maior está justamente na questão do convênio. Um sindicato do setor público defende concurso público e é contra terceirizações. Imaginem que esse sindicato passe a representar os trabalhadores das conveniadas e o governo decida acabar com convênios para abrir concurso. O que o sindicato irá defender o concurso para fortalecer o setor público ou os trabalhadores das conveniadas que serão despedidos pelo fim do convênio. Há um conflito de interesses e o sindicato não pode defender os dois lados ao mesmo tempo. Quem prometer isso estará mentindo.

    ResponderExcluir
  51. A PREFEITURA DE SÃO PAULO DEVERIA FICAR MAIS ATENTA AS CRECHES DE GUAIANASES, POIS AS CRIANÇAS SÓ COMEM OVOS E SALSICHA, O FUNDO DE GARANTIA NÃO É REPASSADO.É FEITA VÁRIAS DENUNCIAS E NADA DE FISCALIZAÇÃO.FORA A SINGELA CONTRIBUIÇÃO QUE É PEDIDA TODOS OS ANOS , O NOSSO SALARIO.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre aumento do número de CEIs Conveniados,pois há muitos CEIs que estão servindo somente para encher os bolsos de pessoas gananciosas,já que a prefeitura não fiscaliza bem este setor,virou uma mina de ouro.

    ResponderExcluir
  53. sou contra o processo de conveniamento como forma de baratear os custos da prefeitura. Há queda de qualidade, sim. Não há solução imediata, mas progressivamente deveria haver aumento da rede direta com absorção da estrutura e do atendimento feito por convênios com concurso público e conversão da experiência dos profissionais em títulos para o concurso.

    ResponderExcluir
  54. Mas já publiquei minha opinião no texto:
    http://politikei.blogspot.com/2010/06/creches-conveniadas-perto-do-fim-em-sao.html#

    ResponderExcluir
  55. Olá Sergio, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, esclare muita coisas e ajuda sem dúvida as pessoas. Gostaria de saber se vc tem noticia do dissído 2011 para as PDIS dos ceis conveniados!? Agradeço desde já a disponibilidade..... TT

    ResponderExcluir
  56. Obrigado! Acho que o acordo do Sitraemfa vale até o ano que vem, pois o acordo diz ser 2010-2012. Veja em
    http://politikei.blogspot.com/2010/11/creches-conveniadas-salarios-e-jornadas.html
    É bom entrar em contato com o sindicato:
    http://www.sitraemfa.org.br

    ResponderExcluir
  57. Boa noite,gostaria de saber sobre a mudança na carteira, de ADI para PDI.Porque algumas creches mudaram e outras ainda não.

    ResponderExcluir
  58. oi,comecei a trabalhar neste ano numa creche conveniada, sobei,e na minha carteira o registro veio como adi apesar, de ter magistério e ser formada em pedagogia.Segundo me informaram é que não é uma lei,só qdo for lei a instituição irá registrar como professor e não como auxiliar.gostaria de receber informações sobre esta questão,por favor.Agradeço se puder esclarecer esta dúvida.

    ResponderExcluir
  59. boa noite!
    Trabalho em uma creche conveniada em Sao paulo e quero saber á respeito do assunto de trabalharmos meio período e se ano teremos aumento novamente bem remunerado além do dissidio?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. Sou formada em Pedagogia e gostaria muito de ingressar na eduacação. Confesso que fiquei um pouco surpresa depois que li todos esse comentários, porém sou uma pessoa que não desisto fácil de meus objetivos mas gosto sempre de consultar pessoas mais experientes que eu.
    Por isso gostaria de saber a sua opinião referente do meu ingresso pela educação ser a partir de um CEI conveniada.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. As CEIs conveniadas não exigem concurso público para o ingresso. O problema é que a jornada é de 40 horas e o salário de 1200. Por concurso público é possível ingressar em CEIs diretos ou em EMEIs e EMEFs. O piso é maior e a jornada menor, além de ter plano de carreira. Até abrir novo concurso e ser aprovada, creio ser uma boa experiência passar pela rede conveniada.

    ResponderExcluir
  62. Oi Sergio tudo bem gostaria de saber se eu poderia trabalhar em creche cursando o 2 semestre da faculdade

    ResponderExcluir
  63. Sergio trabalho em uma cei sou cozinheira gostaria de saber se posso trabalhar em outra cei faço faculdade faço 2 semestre ja posso trabalhar como auxiliar de sala

    ResponderExcluir
  64. Nos CEIs diretos, o concurso exige o magistério. Não sei se existe CEIs conveniados contratando sem a habilitação já que o piso mínimo de 1200 exige a formação.

    ResponderExcluir
  65. Eu não conheço muito a realidade dos ceis conveniados. Se existem auxiliares de sala nas conveniadas, com certeza não é exigida a habilitação.

    ResponderExcluir
  66. Olá Sergio, sou formada no magistério e estou cursando o 4º semestre de pedagogia à distância, gostaria de saber se posso ser contratada como PDI em um cei conveniado e se com a formação à distância posso ingressar no concurso público, para PDI.

    ResponderExcluir
  67. Olá Sergio, vejo Ceis e Creches conveniados oferecendo salários abaixo desse piso de 1.200, isso está correto como saber?

    ResponderExcluir
  68. Pelo que entendi as conveniadas contratam o pessoal sem formação como auxiliar e por isso o salário é abaixo do piso de professor. Mas para quem tem habilitação o correto é pagar o piso. Creio que é ilegal o pagamento abaixo do piso.

    ResponderExcluir
  69. Gostaria de saber se a cesta básica é direito de todos os trabalhadores e quando eles perdem o direito de receber. Eu sou anônima não posso me identifica,na creche que trabalho os funcionário
    não recebe cesta quando ficam doente ou falto por
    motivo de doença mesmo com a falta justificada.

    ResponderExcluir
  70. Por que funcionários de CEIs não tem direito a vale transporte???

    ResponderExcluir
  71. Trabalhei sete meses em uma CEI e nunca recebi cesta básica.Os benefícios não deveriam ser iguais em todas as CEIs ????

    ResponderExcluir
  72. Se o registro em carteira não apresenta função diferente o salário não deve ser pago de acordo com a função??? Ou quer dizer que registro igual salário diferente, carga horária e atribuições iguais e salários diferentes??? O que mais deve ser igual se o salário é diferente??? Me explica pois não consigo compreender?????

    ResponderExcluir
  73. direitora so sabe mandar fazer que e bo nada

    ResponderExcluir
  74. Trabalho em UM CEI copnveniado sou PDI gostaria de saber se realmente haverá uma redução na jornada de trabalho para 6 horas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  75. AHHHH QUE ISSO .. PROFESSORAS TEM MAIS DO QUE O DIREITO DE RECEBER MUITO MAIS QUE 1500 JÁ QUE DIRETORAS E COORDENADORAS NÃO FAZEM MERDA NENHUMA E NÃO QUEREM NEM SABER SÓ FICAM SENTADAS NA SALA DA DIREÇÃO OU COORDENAÇÃO BATENDO PAPO, COMBINANDO BALADINHAS E OUTRAS COISAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM O PEDAGOGICO DE UMA CRECHE QUE É AUXILIAR UMA PROFESSORA, AS PROFESSORAS QUE SINCERAMENTE SÓ SE FERRAM COM CRIANÇAS REBELDES, PROBLEMATICAS E QUE SÓ TRAZEM PROBLEMAS PARA UMA SALA DE AULA, AS PROFESSORAS TEM QUE SE VIRAREM NOS 30 PARA NÃO PERDEREM A CABEÇA COM CRIANÇAS ASSIM ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser na CEi que vc trabalha que é assim, porque onde eu trabalho todo mundo leva à serio a educação.

      Excluir
  76. PROFESSORAS TINHA GANHAR MUITO MAIS , JÁ QUE ESSAS CEIS SÃO VERDADEIROS DEPOSITOS DE CRIANÇAS, ONDE AS SALAS ESTÃO CADA VEZ MAIS CHEIAS E NÃO SE PODE COLOCAR FALTAS NO DIARIO DE CLASSE SENÃO A CEI PERDE A VERBA ... É DEMAIS

    ResponderExcluir
  77. GOSTARIA DE SABER SE É BOATO OU VERDADE QUE O SALÁRIO DE PROFESSORES DE CEIS CONVENIADOS VAI AUMENTAR AINDA ESSE ANO PARA R$1.800,00. TOMARA QUE SEJA VERDADE, POIS AS PROFESSORAS TRABALHAM DEMAIS...

    ResponderExcluir
  78. Gostaria de saber se realmente haverá uma redução na jornada de trabalho para 6 horas nas CEIS conveniadas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. sou funcionario tercerizado de uma subprefeitura de são paulo, e trabalho direto com os ladroes de colarinho, e vejo que essas instituições sem fins lucrativo rsrsrsrs,as famosas associações são uma grande forma de conseguir votos, isso eu falo com a absoluta certeza vejo com os meus olhos, são coodenadas na verdade por vários politicos, e essa mesmas associações que fundam CEIS creches conveniadas e vcs professores, são enganados e eu como cidadão honesto formado em direito trabalhando como motorista somo enganado em um pais com inversão de valores, não sou jogador de futebol, nem cantor, e não tenho uma bunda enorme para sair mostrando

    ResponderExcluir
  80. ola! tudo bem? espero que sim! bem...moro em caraguatatuba-sp e trabalho numa creche filantropica...e gostaria d saber meus direitos.pq tenho visto coisas q ñ é certo! por exemplo: entramos no serviço as 7hs e tenho uma hs e meia d almoço e quem entra as 7:30hs tem uma hs so...e saimos as 17hs.so q poren no entanto...todos os dias saimos depois da 17hs,pq temos q ficar com as cçs q os pais ainda ñ pegaram...então saimos 17:30hs ou 18hs...ñ ganhamos hora extra e nem banco d hs!e fora q temos q trabalhar nas festas q sempre são nos dias d sabado(o dia inteiro).somos obrigado a trabalhar com uniforme poren ñ ganhamos...o salario de toda a creche aqui é maior q o nosso...ate a cesta basica tbm é...segund a diretora não somos obg a ganhar,+ ela da pq qr msm!bem...tem mas coisas..poren gostaria muito de saber quais os meus direitos...ja tentei descobrir qual é o sindicato daqui + ate agora ñ quiseram me falar! ficarei muito grata se vc puder me ajudar!obg pela atenção! Deus abençoe vc! bjo

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, a dres estão exigindo a demição dos professores estudantes independentemente do semestre que estão cursando, ou seja, só poderão trabalhar professores formados, por favor me responda. Ah, eu não tenho magistério.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  82. Como creches conveniadas tem autonomia para a contratação, não dependendo de concurso público, a DRE pode exigir formação dos profissionais para manter o convênio. Pode ser que o SITRAEMFA esteja organizando alguma luta. VocÊs já procuraram o sindicato?

    ResponderExcluir
  83. A EDUCAÇÃO SÓ FALA DE PROFESSORES ,ELES ACHAM QUE A ESCOLA FAZ OS ALIMENTOS ,LIMPEZA E PARTE DA SECRETARIA SOZINHA .PRATICAMENTE MERENDEIRAS , SERVENTES E TODA PARTE DA SECRETARIA NÃO EXISTE ISSO É UMA VERGONHA ,SÓ NO BRASIL MESMO!

    ResponderExcluir
  84. gostaria de saber se já em 2012 as creches ou CEIs conveniadas da cidade de São Paulo,ja terão a carga reduzida de 6horas que no total de 30horas semanais?

    ResponderExcluir
  85. Leio esses comentários com esta suposta redução da jornada desde 2010. Mas, parece que são somente boatos.

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde Sérgio,sou professora de educação infantil há 04 anos concluente em pedagogia. Gostaria de saber se é certo o funcionário assinar um documento de ferias sem receber o pagamento. infelizmente aconteceu com umas 07 colegas e eu me incluí.Fico sabendo o boato que o dinheiro está na conta.

    ResponderExcluir
  87. Eu entendo muito pouco sobre as regras para contratos pela CLT. A dica é ligar para o Sitraemfa que representa as professoras da rede conveniada: 2090-1850. http://www.sitraemfa.org.br/
    abraços

    ResponderExcluir
  88. Sergio,preciso saber endereços de creches para envio de curriculos(professor)aqui na zona leste .
    Caso saiba de algumas vagas agradeço ou onde posso obter este tipo de informação.

    Viviani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane,
      Você pode encontrar os endereços de creches conveniadas no portal da SME, porém ele está com problemas há uma semana. Quando voltar ao ar você pode selecionar uma DRE, um Distrito e/ou bairro e o tipo de unidade que está procurando. O site mostra a lista de creches conveniadas. Clicando em cada uma delas é possível ver endereço, telefone e e-mail. abraços

      http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx

      Excluir
  89. olá sou professora de cei conveniada gostaria de saber sobre o salario que estão falando de 1800 para 2012 é verdade obridaga Ivone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem creche conveniada em birigui que o diretor n~a repassa o aumento consedido para os fu cionarios gostaria de saber porque ja era para ter repassada a escola e cei dilma guimaraes

      Excluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo