quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dengue ameaça São Paulo

Kassab demitirá 1000 agentes de zoonoses
Cerca de 1000 trabalhadores, agentes de zoonoses contratados, estavam ameaçados de desemprego, a maior parte tendo como seu último dia de contrato, dia 2 de junho. Centenas de servidores de zoonoses, dentre suas ações de protesto, participaram no dia 02, da audiência sobre a lei salarial e do ato da campanha salarial em frente à Gestão. Os 1000 trabalhadores que deixarão de fazer o combate à dengue na cidade de São Paulo, deixam a cidade, já constantemente ameaçada pelo mosquito, em estado de alerta. Um verdadeiro descaso de Kassab com a população.
O sindicato propôs a SMS, no dia 1º, que os trabalhadores sejam mantidos para treinamento dos novos concursados, que ainda nem foram chamados, até que São Paulo chegue ao número de agentes exigidos pelo Ministério da Saúde para uma cidade do tamanho da nossa, cerca de 4.500. Segundo informações da diretoria, São Paulo não tem sequer 3000 agentes em ação, isso antes das demissões. Após a pressão dos agentes na porta de SMS, os representantes do governo recebeu os trabalhadores e ouviu a proposta, mas sem resposta. Somente no dia 02, após a pressão do ato em SMG, a comissão dos trabalhadores foi chamada ao final da tarde para negociar na SMS. Não acompanhei o resultado da negociação. A essa hora, ou os companheiros conseguiram postergar o prazo das demissões, ou São Paulo está em risco. Quem tiver mais notícias pode contribuir.

7 comentários:

  1. ola, eu acompanhei ate o final,não conseguimos nada.O secretario falou que nao ira renovar o nosso contrado.Que ira chamar muito mais desse concurso.

    ResponderExcluir
  2. Grato pela informação. Sinto pel@s companheir@s. Demonstra que o funcionalismo precisa estar preparado para o embate. Eles jogam duro...

    ResponderExcluir
  3. A questão é juridica e não política. O município de São Paulo [e obrigado por lei a organizar concurso público. Contrariando prática que vinha sendo tomada pelas administrações anteriores, a atual gestão realizou inédito concurso para os agentes da zoonoses. São 1.500 agentes que vão integrar uma equipe de 2.400 agentes. Sem contar os trabalhadores do "Programa Saúde da Família", que são capacitados para desenvolver a mesma atividade.

    Por meio de concurso foi dada oportunidades a todos os trabalhadores da rede municipal!!!
    A prefeitura seguiu uma orientação juridica.

    ResponderExcluir
  4. Se a questão trata de política pública, como diz o próprio termo, sempre envolverá decisões que são políticas, inclusive o respeito à legislação. A questão do concurso envolve o problema do cargo largo de Agente de Apoio criado em 2002. E lembremos que gestão anterior que também não realizou o concurso específico para agentes de zoonoses tem na atual, sua continuidade. E, segundo informou o sindicato o número continuará insuficiente. A proposta apresentada pela direção era a continuidade desse pessoal até preenchimento das vagas exigidas pelo Ministério da Saúde para uma cidade do tamanho de São Paulo. Aproveitaria o pessoal existente para o treinamento dos novos. Na minha opinião, São Paulo permanece em risco!

    ResponderExcluir
  5. Queria saber afinal como é que posso acompanhar as chamadas dos concursados que ainda não foram empossados?
    Passei no concurso agente de apoio de zoonoses de 2008 e até agora nada!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não costumo acompanhar as chamadas do concurso de zoonoses, o que posso fazer é dirigir a questão para o sindicato e pedir que me informem de maneira que eu possa publicar no blog. Estou criando um portal para aglutinar meus 3 blogs. Vou ver se é possível criar uma página sobre novidades de concurso. E até um cadastro de e-mails para receber novidades. Até vamos manter esses blogs com novas informações.

    ResponderExcluir
  7. OLha minha filha estude pra passar no concurso só isso.
    AVIDA É UMA CONCORRÊNCIA!

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Servidores - Sindicatos, Políticas Públicas, Funcionalismo