Do Blog Zara PT:
Postado por Dep. Zarattini em 19 julho 2010 às 17:30
Da Macro ABC
Até recentemente governado pelo presidenciável José Serra, do PSDB, ex-ministro da Saúde do governo de FHC, não colocou um centavo no projeto SAMU do Governo Federal
O projeto é sucesso em todo país, não é por acaso que já alcançou106 milhões de brasileiros. Região Sul: 17.221.962.
Acre, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Santa Catarina já têm 100% de cobertura.
Representantes do governo federal explicam que ofinanciamento do SAMU é tripartite: 50% vêem do governo federal, 25% do estado e outros 25% do município”. A participação dos três entes da federação dá mais sustentabilidade ao programa, facilita a sua manutenção e ampliação e possibilita atendimento.
Portanto:
1) Todo o atendimento do SAMU em São Paulo, inclusive as ambulâncias, é custeado unicamente pelo governo federal e municípios. São 91 municípios e 32 centrais.
2) A conta dividida em dois fica então mais pesada para os municípios, que são obrigados a arcar com a parte que deveria ser do estado, aumentando os seus gastos.
3) Se São Paulo contribuísse com a porcentagem que foi pactuada, certamente a cobertura do SAMU no estado seria muito maior.
O Governo Federal lembra que não tem como obrigar o estado a investir no SAMU, mas salienta é de São Paulo também, a responsabilidade pelo pacto tripartite. Contudo, o estado governado pelo PSDB não está cumprindo o seu papel e nem colaborando com a ampliação do Programa.
IMPORTANTE: Em caso de emergência, chame o SAMU pelo 192, a ligação é gratuita.+ informações: http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=456
Governo tucano em SP é único que não contribui para o financiamento do SAMU - Zara PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.